For the business and trade press
Continental firma parceria com a Nokia na FIAM 2008 e apresenta protótipo com conexão entre auto-rádio e celular
São Paulo, September 10, 2008
Na IV edição da FIAM (Feira Internacional da Amazônia), que ocorre entre os dias 10 e 13 de setembro, no Stúdio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM), a Continental Brasil Indústria Automotiva, uma das maiores fornecedoras mundiais de componentes automotivos, marca presença com o lançamento de inovações tecnológicas. Durante o evento, a empresa apresenta ao mercado, além do gerenciador de frota Fleet Manager e o rastreador, uma inédita parceria com a Nokia.
A Continental mostra o protótipo de uma nova interface de comunicação entre o auto-rádio OKENA e os celulares Nokia 5310 XpressMusic e Nokia 5610 XpressMusic. Para exposição na FIAM, os aparelhos foram especialmente configurados com temas para o auto-rádio. O projeto é uma inovadora solução de integração entre o celular e o auto-rádio, permitindo o acesso de músicas armazenadas no celular por meio de recurso do Bluethooth® para serem ouvidas no veículo. O usuário conta com conectividade otimizada e plena integração para o controle de funções como o acesso a músicas por ambos os aparelhos, agenda telefônica e atendimento de chamadas pelo rádio, entre outros comandos.
Para o desenvolvimento da nova tecnologia, a Continental e o INdT (Instituto Nokia de Tecnologia) realizaram diversos testes a fim de aperfeiçoar a capacidade de atuação de ambos os produtos.
“A convergência tecnológica do OKENA com os celulares da Nokia resultou em uma eficiente forma de comunicação e aprimoramento dos serviços prestados. No futuro pretendemos melhorar ainda mais a conectividade dos aparelhos e oferecermos ao mercado esta inteligente solução. Essa bem-sucedida inovação é fruto da inédita união tecnológica de dois produtos desenvolvidos no pólo de Manaus”, destaca Mauricio Muramoto, presidente da Continental Brasil.
“A parceria com a Continental vai ao encontro do posicionamento da Nokia de fazer do telefone celular a principal ferramenta de conectividade das pessoas. A possibilidade do usuário ouvir suas músicas prediletas a partir do celular, enquanto está dentro do carro, reduz a necessidade de levar consigo outros dispositivos para armazenar canções”, afirma Almir Narcizo, presidente da Nokia do Brasil.
OKENA
O auto-rádio OKENA foi desenvolvido pelo departamento de engenharia da Continental Brasil em colaboração com os principais institutos e fundações tecnológicas da Amazônia. Este equipamento será produzido com alto padrão de qualidade pela planta produtiva da Continental em Manaus, para fornecimento exclusivo às montadoras. Além do Bluethooth® integrado, suas principais características são entrada auxiliar, USB, DSP (Digital Áudio Processor), saída pré-amplificada, código de segurança e potência de 4 x 45W RMS (14,4V).
Outros Destaques
Durante a FIAM, a Continental também apresenta o gerenciador de frota Fleet Manager, que passará a ser produzido em sua fábrica de Manaus até o mês de dezembro. O produto é um eficiente gerenciador de frotas, capaz de registrar informações como data e hora do início e fim de cada viagem, distância percorrida, velocidade e rotação máxima do motor em cada trecho percorrido, tempo parado e período em movimento, além de enviar os dados coletados via GSM/GPRS para o servidor da empresa. O computador de bordo tem como características a economia no consumo de combustível e a redução dos custos da manutenção do veículo.
O rastreador também é um dos produtos fabricados em Manaus e em exposição na feira. Disponível em duas versões, o equipamento possui tecnologia GSM/GPS para localização, bloqueio, rastreamento e monitoramento de veículos. Produzido na unidade de Manaus e voltado para automóveis de passeio e veículos de carga, o rastreador atende às necessidades de empresas de gerenciamento de risco, montadoras e seguradoras.
Ampliação da fábrica
Outro destaque da Continental, com grande impacto regional, é a ampliação da sua fábrica de Manaus para nacionalizar a produção do gerenciador de frotas Fleet Manager e para o aumento substancial da produção do rastreador. Com a entrada da nova legislação, tornando obrigatório o uso do rastreador, a Continental ampliará a capacidade produtiva deste produto para 3 milhões de unidades por ano.
O investimento para esta expansão será da ordem de US$ 20 milhões, principalmente na aquisição de equipamentos de produção e teste. Com este incremento na planta de Manaus, a empresa terá o seu faturamento quintuplicado nos próximos anos. Além disso, haverá a geração de aproximadamente 100 novos empregos diretos.
Serviço
Continental na FIAM 2008
Evento: IV Feira Internacional da Amazônia – FIAM 2008
Data: 10 a 13 de setembro de 2008
Local: Stúdio 5 Centro de Convenções
Endereço: Av. General Rodrigo Otávio, 3.555 – Distrito Industrial, Manaus (AM)