Etiquetas TCO
Face a obrigatoriedade de ensaio metrológico dos tacógrafos, é imperativo que o equipamento possua as identificações mínimas necessárias em local de fácil acesso. Em caso de substituição da tampa frontal/interna e/ou limpeza com produto abrasivo, esta identificação estará seriamente comprometida e/ou permanentemente danificada.
Também considera-se a hipótese de duplicidade dos números de identificação entre modelos distintos de tacógrafos.
Isto se devia ao controle individualizado (por modelo) do banco de dados que armazenava esta informação. Assim, admitia-se a possibilidade de dois tacógrafos distintos (1308 x 1318 x 1390) apresentarem o mesmo número de série em bancos de dados diferentes.
Solução do Problema
Para solução definitiva deste problema é necessária uma nova identificação do tacógrafo com base em suas informações originais.
Ao lado encontram-se disponíveis os arquivos para download com o passo-a-passo para obter uma nova etiqueta de identificação com as mesmas informações daquela que encontra-se danificada/duplicada.
Considerações Importantes:
Número de Série duplicado
Como já exposto anteriormente, existe a possibilidade do número de série de um determinado modelo de tacógrafo constar como já cadastrado em outro tacógrafo.
A solução para este inconveniente é realizar um novo cadastro acrescentando o prefixo 30000000 (trinta milhões) ao número duplicado. Exemplos:
- nr. duplicado: 782168 novo número: nr. duplicado +30000000 = 30782168
- nr. duplicado: 0000909 novo número: nr. duplicado +30000000 = 30000909
Finalizado o cadastro deve-se solicitar imediatamente uma nova etiqueta informando os dados necessários;
Não será possível solicitar novas etiquetas de tacógrafos com números de séries totalmente apagados ou sem qualquer forma de rastreabilidade;
Certifique-se que o tacógrafo tenha algum tipo de rastreabilidade para emissão da nova etiqueta.
Ex: etiquetas coladas na tampa / lateral do tacógrafo, etc.
Etiqueta em substituição
Em caso de substituição da etiqueta é imprescindível que se anexem fotos da identificação utilizada na solicitação (etiqueta interna e/ou externa);
Somente serão aceitos os números de série que façam parte do banco de dados da VDO;
Exclusões
Este procedimento não é aplicável aos tacógrafos de outros fabricantes;
Somente os tacógrafos com Portaria de Aprovação de Modelo no Inmetro são passíveis de selagem e ensaio metrológico. Os modelos importados 1311, 1314, MTCO 1324 e 15-06 não enquadram-se nesta condição;
Somente as etiquetas originais VDO (metálicas, brancas ou pretas) serão aceitas na substituição por etiquetas reimpressas.
Responsável pela edição:
Supervisão Técnica de Produtos - TCO
Fone: (11) 2423-7567
etiquetas.tco.07_bx_fa@continental-corporation.com